Welcome In aviation Lovers Bem Vindos ao Amantes da Aviaçao

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PAMA de 2011 a 2013 Por Geraldo Matos








Das coisas mais fantásticas que tem acontecido na minha vida sempre está envolvida a aviação, como primeiro ponto de foco e de grande satisfação.
Isto começa lá atrás quando ainda criança, morava perto da Base aérea de São Paulo-Guarulhos-Cumbica.
A noite chegava não sei de onde, aviões tais como: A-20 Havoc, B-25, B-26 entre e outros. Como toda criança quando ouve um barulho diferente por curiosidade quer vê o que se passa, ou melhor, no meu caso o que estava passando por cima de minha casa.
O estrondo dos motores destas aeronaves fazia estremecer a caixa torácica a ponto da vibração tanto na janela de minha casa como no meu peito, este barulho era um principio de uma paixão que nunca vai sair de dentro deste peito surrado por decepções.
Queria eu ser um piloto da FAB, pois o meu tio ele era pintor de letras nestas aeronaves famosas na “década de 60”.
E isto foi um dos impulsos para minha paixão desenfreada e rica de sonhos.
Não sou piloto, mas seria se tivesse oportunidade, e dinheiro que é essencial para tudo em nossa vida.
Ver o trabalho do Instituto Fernando de Arruda Botelho tem me incentivado a retornar nos sonhos de outrora. Principalmente de trabalhar em prol de restaurar estas maravilhas do passado.
Não disponho de dinheiro, porem farei o que o Coronel Marcos pontes em sua entrevista no PAMA-SP de  29, de setembro 2013, no que ele disse:  “Temos que fazer mais do que as pessoas esperam que façamos.”  Como já dito antes o dinheiro podia ser a minha barreira, mas tenho como fazer do humilde modo que posso.
Sou modelista em papel e plastimodelismo dos quais eu estou tomando mais conhecimento e experiência, o que me tem dado mais o oportunidade de fazer melhor e com mais exatidão meus modelos.
Como o Dr. Fernando de Arruda Botelho se entregou por uma causa eu o farei do meu simplório modo de montar as aeronaves e também divulgar os trabalhos que eu tenho pesquisado e avaliado como útil para pessoas que são “Amantes da Aviação”e quer conhecer tais modelos de aviões, como “14 Bis, Demoiselle, Bleriot XI, C-47, A-20, B-25, B-26 entre muitos dos que eu já montei em “paper” Papel modelismo e também em plastimodelismo, dos mais de 200 modelos montados entre as duas técnicas as quais preciso de mais um pouco de experiência e de pratica, mas chego lá com certeza.
Mas, deixando de lado o meu sonho de menino o meu intuito é ser como o do Dr. Fernando de Arruda Botelho que em sua introdução de seu magnífico livro “Projeto Demoiselle do Sonho ao vôo”,  temos que promover o Pai da Aviação Mundial que  sem sombra de duvida foi e sempre será “Alberto Santos Dumont”.
Não vou e nem devo reescrever o que o Dr. Fernando de Arruda Botelho escreveu em seu livro, mas recomendo a leitura como também a assistir o DVD do “Projeto Demoiselle” seguido do DVD do “Broa Fly-in 2011” .
Estas três matérias eu tenho como premio de persistência e de conquista de um material ótimo e digno de termos não só na estante, mas na mente e no coração, para falarmos com orgulho de duas pessoas que foram ótimos exemplos para muitos brasileiros, “Dr. Fernando de Arruda Botelho e Alberto Santos Dumont”
2011 recebi da equipe do IFAB como hoje é conhecida estas obras primas de vasto conhecimento e incentivo





Quando ouvi e vi o noticiário de 13 de Abril de 2012, que o North American T-28 do Dr. Fernando de Arruda Botelho havia caído e ele veio a falecer mediante seu acidente, estremeceu o meu coração, não como aqueles aviões da época de minha infância, mas sim com muita tristeza, e várias perguntas tais como será que o trabalho pararia sem a presença dele e o seu grandioso trabalho amoroso?
Fica a resposta para o “IFAB” responder.
A esta equipe que tenho nestas humildes fotos que tirei em outubro de 2011.





Gostaria de lembrar-me de cada nome, pois faz três anos que se passaram.E Agradeço a equipe do IFAB por me passar o nome destes magníficos cooperadores que são: Thiago (cortado), Alvaro, Gama (não faz mais parte da equipe), Fábio e Leandro.
Eu estou de camiseta branca  e minha filha casula Rebeca a minha frente companheira assídua de Show aérea no PAMA junto com minha esposa e Jéssica minha filha primogênita.
Uma coisa que muitos vão lembrar-se é que aquele dia parecia ter aberto todo o céu que caiu um aguaceiro e não permitiu que O senhor Botelho levantasse vôo com seu T-28. E eu queria muito ver essas belezas voadoras em ação e nem esta equipe maravilhosa do Demoiselle. Mas, vi a aeronave em solo mesmo na chuva. E como vemos na foto tirada por Jéssica o Demoiselle. Ficou no solo aquele dia Também.
Chegamos em 29 de setembro de 2013 Domingo, havia chovido um pouco antes saímos um pouco atrasados devido à frustrada situação metereológica, chuva de novo!
Mesmo saindo com pouca vontade da cama neste dia saímos, começou a melhorar. Finalmente vamos ver aeronaves voando e com possibilidade de ver o “Demoiselle” voando.
Cheguei como sempre quando vamos ao domingo Aéreo fotografando da entrada para o centro do pátio começando pelo F-5




, UH-1













Nenhum comentário:

Postar um comentário