Das
coisas mais fantásticas que tem acontecido na minha vida sempre está envolvida
a aviação, como primeiro ponto de foco e de grande satisfação.
Isto
começa lá atrás quando ainda criança, morava perto da Base aérea de São
Paulo-Guarulhos-Cumbica.
A
noite chegava não sei de onde, aviões tais como: A-20 Havoc, B-25, B-26 entre e
outros. Como toda criança quando ouve um barulho diferente por curiosidade quer
vê o que se passa, ou melhor, no meu caso o que estava passando por cima de
minha casa.
O
estrondo dos motores destas aeronaves fazia estremecer a caixa torácica a ponto
da vibração tanto na janela de minha casa como no meu peito, este barulho era
um principio de uma paixão que nunca vai sair de dentro deste peito surrado por
decepções.
Queria
eu ser um piloto da FAB, pois o meu tio ele era pintor de letras nestas
aeronaves famosas na “década de 60”.
E
isto foi um dos impulsos para minha paixão desenfreada e rica de sonhos.
Não
sou piloto, mas seria se tivesse oportunidade, e dinheiro que é essencial para
tudo em nossa vida.
Ver
o trabalho do Instituto Fernando de Arruda Botelho tem me incentivado a
retornar nos sonhos de outrora. Principalmente de trabalhar em prol de restaurar
estas maravilhas do passado.
Não
disponho de dinheiro, porem farei o que o Coronel Marcos pontes em sua
entrevista no PAMA-SP de 29, de setembro
2013, no que ele disse: “Temos que fazer
mais do que as pessoas esperam que façamos.”
Como já dito antes o dinheiro podia ser a minha barreira, mas tenho como
fazer do humilde modo que posso.
Sou
modelista em papel e plastimodelismo dos quais eu estou tomando mais
conhecimento e experiência, o que me tem dado mais o oportunidade de fazer
melhor e com mais exatidão meus modelos.
Como
o Dr. Fernando de Arruda Botelho se entregou por uma causa eu o farei do meu
simplório modo de montar as aeronaves e também divulgar os trabalhos que eu
tenho pesquisado e avaliado como útil para pessoas que são “Amantes da Aviação”e
quer conhecer tais modelos de aviões, como “14 Bis, Demoiselle, Bleriot XI,
C-47, A-20, B-25, B-26 entre muitos dos que eu já montei em “paper” Papel
modelismo e também em plastimodelismo, dos mais de 200 modelos montados entre
as duas técnicas as quais preciso de mais um pouco de experiência e de pratica,
mas chego lá com certeza.
Mas,
deixando de lado o meu sonho de menino o meu intuito é ser como o do Dr.
Fernando de Arruda Botelho que em sua introdução de seu magnífico livro
“Projeto Demoiselle do Sonho ao vôo”,
temos que promover o Pai da Aviação Mundial que sem sombra de duvida foi e sempre será
“Alberto Santos Dumont”.
Não
vou e nem devo reescrever o que o Dr. Fernando de Arruda Botelho escreveu em
seu livro, mas recomendo a leitura como também a assistir o DVD do “Projeto
Demoiselle” seguido do DVD do “Broa Fly-in 2011” .
Estas
três matérias eu tenho como premio de persistência e de conquista de um
material ótimo e digno de termos não só na estante, mas na mente e no coração,
para falarmos com orgulho de duas pessoas que foram ótimos exemplos para muitos
brasileiros, “Dr. Fernando de Arruda Botelho e Alberto Santos Dumont”
2011 recebi da equipe do IFAB como hoje é
conhecida estas obras primas de vasto conhecimento e incentivo
Quando
ouvi e vi o noticiário de 13 de Abril de 2012, que o North American T-28 do Dr.
Fernando de Arruda Botelho havia caído e ele veio a falecer mediante seu
acidente, estremeceu o meu coração, não como aqueles aviões da época de minha
infância, mas sim com muita tristeza, e várias perguntas tais como será que o
trabalho pararia sem a presença dele e o seu grandioso trabalho amoroso?
Fica
a resposta para o “IFAB” responder.
A
esta equipe que tenho nestas humildes fotos que tirei em outubro de 2011.
Gostaria
de lembrar-me de cada nome, pois faz três anos que se passaram.E Agradeço a
equipe do IFAB por me passar o nome destes magníficos cooperadores que são: Thiago (cortado),
Alvaro, Gama (não faz mais parte da equipe), Fábio e Leandro.
Eu estou de camiseta branca e minha filha casula Rebeca a minha frente
companheira assídua de Show aérea no PAMA junto com minha esposa e Jéssica
minha filha primogênita.
Uma
coisa que muitos vão lembrar-se é que aquele dia parecia ter aberto todo o céu
que caiu um aguaceiro e não permitiu que O senhor Botelho levantasse vôo com
seu T-28. E eu queria muito ver essas belezas voadoras em ação e nem esta
equipe maravilhosa do Demoiselle. Mas, vi a aeronave em solo mesmo na chuva. E
como vemos na foto tirada por Jéssica o Demoiselle. Ficou no solo aquele dia Também.
Chegamos
em 29 de setembro de 2013 Domingo, havia chovido um pouco antes saímos um pouco
atrasados devido à frustrada situação metereológica, chuva de novo!
Mesmo
saindo com pouca vontade da cama neste dia saímos, começou a melhorar.
Finalmente vamos ver aeronaves voando e com possibilidade de ver o “Demoiselle”
voando.
Cheguei
como sempre quando vamos ao domingo Aéreo fotografando da entrada para o centro
do pátio começando pelo F-5
,
UH-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário